Home A Empresa Meio Ambiente
Foto topo
Foto patos

"Continuamos a observar todos os aspectos de nossas operações e a propor-nos metas ambiciosas pelo qual possamos aprimorar nosso desempenho ambiental."

Alex Donizeti do Rosario, Gerente de Processos da Café Bom Dia em Varginha.

Foto mãos segurando globo

Meio Ambiente

A Café Bom Dia dentro da sua responsabilidade sócio-empresarial e na parceria com nossa rede de agricultores, compromete-se em desenvolver e reforçar as práticas sustentáveis para proteger o meio ambiente e combater ameaças climáticas.

Carbon Neutral

Em 2007 e 2008, a Café Bom Dia reduziu sua emissão de CO2 a zero de acordo com as normas estabelecidas pela CarbonNeutral. Como resultado, somos uma das maiores torrefadoras de café do mundo a alcançar o padrão CarbonNeutral® certificada por uma organização independente.

Em 2007 a Café Bom Dia converteu suas fornalhas para funcionar utilizando fontes de energia renováveis em vez de combustível mineral. A mudança para combustível renovável, como os eucaliptos sustentáveis e as sobras dos pés de café, reduziram os custos da Café Bom Dia em 74%, além de reduzir o uso de combustível mineral em 64 litros para cada 1000kg de café torrado, diminuindo amplamente o lançamento de CO2 na atmosfera. A troca de combustível, outras adaptações na fábrica e o investimento na aquisição de crédito carbono, reduziram a emissão de carbono a zero, e qualificaram a Café Bom Dia tornando-a uma empresa certificada pela CarbonNeutral.

ISO 14001 – Padrão Internacional de Gestão Ambiental

Em 2000, alcançamos o renomado padrão internacional ISO 14001 pelo sistema de gerenciamento ambiental implantado em nossas instalações em Varginha, Minas Gerais.

Nos últimos anos, introduzimos diversos programas e melhorias que proporcionaram um grande impacto em nosso desempenho ambiental. Dentre elas podemos destacar:

  • A troca de nossos torradores movidos a diesel por modelos de energia biomassa.
  • A conversão de nossa frota de carros para 25% bicombustível.
  • A redução do uso de energia em nossos torrefadores em 71% através da atualização de nossos equipamentos.
  • A introdução de programas de reciclagem para reduzir o desperdício em 87%
  • A introdução do aperfeiçoamento de equipamentos em nossas torrefações para reduzir o uso de água em 63%.